bet365.co.uk

download theme

Glorioso Mártir São Sebastião, interceda por nós e dai-nos a sua proteção.

Especial 140 anos

  • Escrito por 
  • Imprimir E-mail
Sob a intercessão do glorioso Mártir São Sebastião, o povo de Cruzília caminha na fé e amor. 140 anos de vida religiosa (1873 / 2013) de um povo unido para o crescimento de nossa comunidade.
A Paróquia de São Sebastião de Cruzília, antiga Encruzilhada, na época município de Baependi, foi criada e dedicada a São Sebastião Diocese de Mariana hoje Campanha. O Artigo VIII da Lei nº 1977 de 14 de novembro de 1873 foi criado a Paróquia de São Sebastião, por que? No pequeno povoado foi levantado uma pequena capela dedicada a São Sebastião.
Com iniciativa do então primeiro Vigário Pe. João Câncio dos Reis Meirelles com apoio dos Senhores: Capitão Maciel e Capitão Pinto.

Por que escolheram como padroeiro São Sebastião?
Muitos moradores da região na época eram fazendeiros, sitiantes, trabalhadores rurais, tinha, uma devoção toda especial ao glorioso Mártir. A nossa região tinha e tem como fonte econômica a agropecuária e o plantio da lavoura na produção de milho, feijão, arroz, mandioca, café, etc. Além da criação de cavalos da qual se tornou como berço do cavalo da raça Mangalarga, e também a criação de gado leiteiro. Por isso que pela tradição da Igreja sempre existe um santo protetor. São Sebastião o glorioso Mártir é protetor pela graça Divina da Peste, fome e guerra. Assim Cruzília foi crescendo e toda região pela sua intercessão.

Iniciava uma nova era na Igreja.
1º- A mudança das celebrações da língua latina para o Português.
2º - Implantação das pastorais e movimentos.
3º - Iniciou o movimento de cursilhos sendo que escolheram um casal para coordenador o Sr. Mineli e Diguinha.
4º - Primeiro curso para noivos com a participação de 64 casais.
5º- Escolhas de coordenadores para as missas nos finais de semana. Sábados e domingos já com as missas as sete horas da noite.
6º - Toda primeira 6ª feiras adoração noturna ao Santíssimo Sacramento na capela do Hospital.

Logo após a Semana Santa em 18 de abril foi realizado o encontro de casais na Escola Estadual D. Bemvinda Imaculada Conceição com 34 casais. Sendodirigente o Revmo. Pe. Walmor de Varginha.
1º de julho foi realizada a primeira Jornada dos Jovens na Fazenda do Narciso com a participação dos jovens de Cruzília, Minduri e Serranos, sendo dirigente o Revmo Pe. Guilherme Porto.
Em julho escolha para coordenadores:
Cursilhistas: Didinho e Maria Célia
Grupos de Jovem: João Bosco e Miralda
No dia 10 de agosto: curso de noivos com a participação de 54 casais, local Fazenda Angai. Dirigente Pe Dotivo de Madre de Deus.
10 de setembro: jornada para os jovens com 52 participantes. Dirigente Pe Bittar de Minduri.
05 de outubro: reunião com os jovens para a escolha da Missa Semanal da Juventude, comum acordo escolheram a missa dos sábados, às 7 horas da noite.
09 de novembro: alicerce para os jovens no Salão Mariano (hoje Paroquial). Dirigente Pe. Luizinho de Andrelândia.

Na primeira quinzena do mês de março providenciei a impressão das fichas de levantamento a serem usadas na preparação das Missões, bem como das Orações das Famílias pelas Missões.
No dia 23 de março recebi da Cúria Diocesana autorização para entronizar solenemente o Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Neste mesmo dia chegaram a Cruzília a Irmã Missionária (Irmã Maria Aparecida de Jesus e o Padre Missionário Redentorista Pe Werner Anderer).

No dia seguinte, o padre celebrou missa para o povo e fez uma reunião com as autoridades e as lideranças paroquiais para a explicação dos trabalhos preparatórios das Missões e para solicitar a cooperação de todos.
Muitos se dispuseram a ajudar no levantamento sócio-religioso, a ser feito, como etapa prévia para o trabalho missionário. Neste mês de março realizou-se a tradicional festa de São José no Favacho a 19 de março em beneficio do Seminário da Diocese.
No início da Semana Santa aos vinte e sete de março, Domingo de Ramos, a bênção da Pedra Fundamental na construção do Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores.
Foi elaborada uma ata determinando a construção da referida Igreja, a pedra foi feita de pedra ardósia com o formato de uma caixa lacrada, dentro da caixa foi colocada a ata com carimbo e um selo comemorativo com a data do dia do lançamento da pedra fundamental. Colocada sob a soleira da entrada principal da Igreja.
No dia 28, Segunda Feira Santa, iniciou-se a terraplanagem do terreno do futuro Centro Comunitário com a ajuda de máquina da Prefeitura e do D.E.R.

Celebrei a Semana Santa com grande participação do povo da Paróquia, encerrando no Domingo de Páscoa dia 03 de abril.
2001 - O Diácono Ednaldo Barbosa que ordenado Sacerdote ficará conosco.
Reuni com o CAP para construção de uma cozinha, banheiros e galpão na Comunidade do Cafundozinho e fechamento do terreno da Igreja com telas para proteger de danos, por ser um lugar que fora as atividades e festas, fica isolado sem proteção, com isto fizemos uma reforma geral na Igreja, inclusive a construção de um banheiro na Sacristia.
No dia 25 de maio houve uma reunião com os Ministros Extraordinários da Eucaristia. No dia 29 de maio demos início ao Curso de Formação de Leitores na Paróquia com aproximadamente 250 participantes. Este curso foi iniciativa do Diácono Ednaldo.

No dia 7 de julho a Paróquia participou da Ordenação Sacerdotal do Diácono Ednaldo Barbosa em Campos Gerais, e sua primeira missa em nossa Paróquia aqui em Cruzília foi no dia 10 de julho, onde o nosso Bispo D. Diamantino nomeou o Pe. Ednaldo Vigário Paroquial por um ano.
No dia 23 de julho nossa Paróquia comemorou o aniversário de Ordenação Sacerdotal de Mons. Humberto Tinnemanes os seus 57 anos de vida sacerdotal .
Destacamos a benção das novas instalações na Igreja Nossa Senhora Aparecida no Cafundozinho.
No dia 12 de outubro na festa de Nossa Senhora Aparecida pelo Sr. Bispo D. Diamantino.
Novembro a celebração dos mortos no dia 02. Missa no cemitério.
Dia 04 retiro espiritual para os Ministros da Sagrada Comunhão conduzida pelo Pe Franck Dias Barbosa, reitor do Seminário.
Dezembro festas natalinas e também o dia da cidade.

No dia 30 fizemos a instituição de 12 acólitos que irão servir o altar nas celebrações.
As atividades da Paróquia durante o ano de 2002:
Novena e Festa de São Sebastião, sendo que cada dia da novena foi convidado um padre para pregar.
No dia 19 de janeiro na Missa da Novena o Pe Ednaldo Barbosa tomou posse como Administrador desta Paróquia.
Aos 31 de janeiro de 2011, às 19h, na Igreja Matriz, tomou posse desta Paróquia de São Sebastiao de Cruzília o Revmo Pe Dehon Vicente Ferreira, nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastiao de Cruzília. Nomeado pelo Exmo. e Revmo Sr. Bispo Dom Diamantino Prata de Carvalho – OFM Bispo Diocesano da Campanha.
Nos primeiros dias fizemos a primeira reunião com os funcionários da Paróquia. Celebramos a apresentação do Senhor, festa das luzes com benção das velas no coreto da praça e missa na Matriz. Depois encontramos com o CAP pela primeira vez.
No dia 3 de fevereiro, celebrou São Brás com três missas e benção das gargantas.
No dia 16 iniciamos o tríduo de Ordenação do Diácono Waldinei, filho de Cruzília e ordenou sacerdote na Comunidade Canção Nova.

Celebrou pela primeira vez a Festa de São José do Favacho no dia 19 de março, organizado pela OVS. Dentro das atividades foi conhecendo aos poucos a Paróquia, visitou todas as comunidades rurais. Com a venda da Fazenda da Traituba a um grupo de empresário paulista muitos moradores deixaram a Fazenda, com isso tivemos que unir com a Comunidade do Chalé.
Após já ter conhecimento da Paróquia e seu andamento, reunimos com o CAP e o CPP para dar inicio aos trabalhos.
Também encontrou com as autoridades do município e o Sr. Prefeito Merola que colocou-se à disposição da Paróquia como já vinha feito.
Iniciamos a preparação para a primeira Semana Santa do seu Paroquiato. Durante a Semana Santa houve a participação de toda a Paróquia, muita gente participou das confissões e grande número de comunhões.
Pe Dehon logo se dedicou-se as Missões Populares.
Marcado um encontro das Pastorais durante um dia de domingo na quadra da Ventania com a participação de membros de Serranos e Seritinga durante todo o dia, com o encerramento com a Santa Missa, foi um encontro muito satisfatório.
Em abril a Festa de Santo Expedito na Vila Augusto.
Maio a Festa de Nossa Senhora de Fátima na Comunidade de Fátima.
Assim durante o ano foram celebradas como de costume as festas tradicionais na Paróquia.

Outros acontecimentos no ano de 2011 na Paróquia:
- Encontro do ECC (Casais com Cristo).
- Em junho a chegada do estagiário Elberson de Andrade, carinhosamente Taquinho.
- Caminhada a pé a Baependi no Santuário da Imaculada Conceição, Igreja da venerável Nhá Chica.
- Festa de Corpus Christ e Arraial Paroquial.
- No dia 2 de julho no Santuário da Imaculada Conceição de Baependi na Igreja edificada pela venerável Nhá Chica, foram ordenado Diácono os jovens Elberson de Andrade (Taquinho) e o filho desta terra Thiago de São José, filho de Vera e José Donato.
- O Diácono Valdinei filho desta terra, ordenou Sacerdote na catedral de Lorena/SP por ser membro da Comunidade Canção Nova.
- Na festa de São Cosme Damião na comunidade Recanto das Rosas, neste dia foi fincada e abençoada a grande Cruz que foi cravada no chão onde se Deus quiser será edificada a capela dos queridos Santos.
O terreno no alto do bairro foi dado pelo Sr. José Agnaldo Rosa.
- Festa do Rosário. Vieram de Cambuquira, Jesuânia, Conceição do Rio Verde, Caxambu, para apresentar com batuque e música as congadas que participaram da procissão de Nossa Senhora do Rosário.
- Cerco de Jericó foi no mês de novembro.
- Dia 26 Ordenação Sacerdotal do Diácono Elberson (Taquinho) em Carvalhos.

Última modificação emSexta, 22 Novembro 2013 13:25
Mais nesta categoria: « Forças Vivas Telefones do MESC »

Deixe um comentário

voltar ao topo